• F-11 Segurança

O que a indústria pode te ensinar sobre escolta de armada?

Que o roubo de cargas vem crescendo exponencialmente na última década, não é surpresa para ninguém. Infelizmente a indústria vem amargando um prejuízo de mais de R$6,1 bilhão de reais nesse crime.


A situação já chegou em dados alarmantes, que até o Estado do Rio de Janeiro, um dos mais afetados, chegou a cobrar taxa de emergência excepcional para transportes de cargas.


Para que você entenda mais facilmente, roubo de carga equivale-se ao roubo de qualquer produto que valha a pena vender no mercado, desde remédios e produtos farmacêuticos que lideram o ranque como possíveis venda de drogas ou sem prescrição. Além de produtos eletrônicos e dentre outros.


E, infelizmente, a maior parte do problema é a falta de uma escolta de armada nas rotas de entrega e carregamento das cargas. Muitas empresas ainda encaram como um custo, o que na realidade é um investimento que se tornará lucro.


Dados levantados pela NTC – Associação Nacional das Empresas de Transporte e Logística, afirma que 42% das abordagens para roubos acontece na entrega.


O que é a escolta escolta de armada?


É uma equipe terceirizada e contratada para proteção de um indivíduo ou de um bem. Neste caso, a proteção da carga contratada até seu destino final. Os profissionais habilitados trabalham na proteção preventiva, para que a carga chegue no destino dentro do prazo e nas condições favoráveis conforme contrato com o contratante.


Porque contratar uma escolta armada?


A escolta de armada é um tentativa muito eficiente de proteção ao patrimônio e dos funcionários. Ela evita perigos, além do próprio prejuízo financeiro às cargas perdidas. É muito utilizada pelas indústrias, para envio e recebimento de cargas valiosas.


Além do que, muitas empresas na indústria trabalham com contratos com SLA de serviço específico, ou seja, possuem um prazo de entrega de toda a carga. Caso haja atraso, o mesmo é rompimento e a empresa pode pagar uma multa. O que acaba gerando um duplo prejuízo, roubo da carga e ainda multa por não entrega.


Obrigatoriedade de escolta


Conforme as normas da Polícia Rodoviária Federal, toda empresa que realiza transporte de carga precisa de uma escolta de segurança, principalmente cargas consideradas valiosas. Normalmente são utilizados dois agentes dentro de um veículo. Em casos especiais a polícia libera dois veículos com agentes para a escolta.


Como é feito o planejamento da escolta de segurança?


Quando se contrata o serviço de escolta, é feito antes todo um preparativo baseado em três degraus importantes:

  • Manutenção de veículos e equipamentos;

  • Planejamento de percurso;

  • Análise de riscos;

Com o planejamento adequado, a escolta armada consegue realizar tudo dentro do esperado e com os prazos estabelecidos cumpridos.


Manutenção de veículos e equipamentos


Para evitar paradas desnecessárias e diminuir as chances de possíveis ocorrências, a manutenção dos veículos e equipamentos é primordial. Os equipamentos de monitoramento via satélite são testados antes da viagem, além dos próprios equipamentos como armas letais e não letais.


Planejamento do percurso


Todo o percurso de entrega da mercadoria é planejado com muito cuidado, paradas para abastecimentos são planejadas e preparadas de forma que não falte combustível e que não saia ninguém da rota original. Tudo é calculado para que a carga e a escolta armada cheguem dentro do prazo estipulado e em segurança.


Análise de riscos


Também é analisado junto ao percurso, para saber quais trajetos têm mais incidência de assaltos, postos com apoio policial e paradas seguras. Tudo isso baseado em estatísticas e as possibilidades de maior segurança.


Como contratar o serviço de escolta armada?


Antes de contratar o serviço de escolta armada é necessário verificar se a empresa é autorizada pela Polícia Federal. Este é o principal requisito para o exercício das atividades da escolta. No site da Polícia Federal é possível obter informações sobre a empresa prestadora, assim, você terá mais segurança antes de avançar nas negociações do serviço.


Busque por uma empresa que tenha experiência de mercado e profissionais qualificados e registrados para desempenhar essa função.


Escolha uma empresa de segurança patrimonial com história, conte com a F-11 Segurança e Facilities que possui mais de 25 anos de experiência no ramo de segurança garantindo segurança ao seu patrimônio.


Contamos com uma equipe especializada e profissionais altamente qualificados e treinados para te auxiliar, entre em contato e solicite um orçamento.


Fontes:


Estrada da Aldeia, 799, Granja Viana, Cotia, SP, CEP 06709-300.

(11) 4148-0805 | (11) 9 7589 2735 | (11) 9 9905-1310

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn