• F-11 Segurança

Como será o futuro do facilities no mundo pós pandemia?

Como todos sabem em 2020 surgiu os primeiros casos divulgados sobre o vírus COVID-19, chamado de Coronavírus que atualmente devastou a comunidade mundial, segundo dados da OMS o Brasil hoje sobre com cerca de quase 700 mil casos suspeitos, sendo aproximadamente 36 mil mortes e mais de 300 mil casos em recuperação.


A pandemia ainda não dá sinais de que está em seu fim e a economia de diversos países foi afetada de forma brusca por esses vírus, impedindo a chegada dos trabalhadores aos seus serviços devido ao alerta obrigatório de distanciamento social. Mas então, como será o futuro na pós-pandemia? E como será o futuro das empresas de facilities?


O que é facilities?


Nada mais justo do que começarmos esse artigo explicando o que são facilities e os profissionais dessa área, num resumo são prestadores de serviço responsável pelo bom funcionamento das instalações da empresa contratante, desde manutenção de elevadores ou segurança, passando por todos os mínimos detalhes.


Se seu negócio precisa de uma limpeza profissional, é uma empresa de facilities que você chama. Se precisa de suporte na segurança ou serviços de logística, é uma empresa de facilities que deve ser chamada. E como pode ter notado, praticamente todos os serviços requerem contato humano em uma época que ele deve ser evitado. Como lidar?


Quadro geral da Pandemia hoje


A PWC fez uma pesquisa recente com líderes e chefes financeiros sobre o impacto da pandemia em seus negócios, já que houve impacto significativo econômico em diversos setores, a pesquisa traz um resultado alarmante de quatro em cada cinco chefes afirma que a pandemia afetou seu negócio bruta, cerca de 82% dos entrevistados. E por isso, buscam formas de reduzir custos e alterar estratégias para tentar minimizar mais ainda os estragos.


Já se fala em cortes de gastos, revisão de investimentos e desaceleração e inclusive retrocessos como planos de contingência máximo para que o estrago não seja maior em grandes e pequenas empresas, principalmente aquelas que não tiraram do papel de fato a transformação digital.


Como será o quadro no futuro


De forma mais objetivo, diversos setores terão que se moldar a nova forma de trabalho e isso inclui o de facilities e inclusive será um dos setores mais requisitados. Levando em consideração que o COVID-19 é uma pandemia sanitária, será ainda mais necessário que os profissionais de facilities consigam gerir uma equipe altamente qualificada para manter ainda mais as condições de higiene e limpeza das empresas.


Os sistemas de segurança poderão ser mais automatizados e com tecnologia de ponta, diminuindo inúmeros recursos humanos ou a distância. Agora mais do que nunca é importante saber que o mercado se abrirá para aqueles que realmente tem experiência em gestão de facilities.


A forma como a pandemia chegou no mundo, acabou nos obrigando a pensar sobre a transformação digital e por fim tirá-la do papel, agora somente aqueles que realmente exercem um bom trabalho é que permanecerão buscando novas soluções para seu cliente.


As empresas que antes poderiam ver a função de empresas de facilities como algo supérfluo ou que poderia ser empregada por qualquer tipo de empresa, terá um olhar mais aprofundado sobre essa questão vide os números alarmantes de impactos financeiros em diversos setores, trocando em miúdos por essa uma doença sanitária com certeza os cuidados não serão poupados para que o empresário possa manter uma equipe produtiva no local de trabalho e em segurança. Vamos prezar pela máxima qualidade em troca de benefícios e não economia de investimentos para máxima quantidade de serviços.


Daqui para a frente até o fim desta pandemia, novas medidas para as manutenções de espaço serão providenciadas e para que essa medidas sejam cumpridas de forma eficiente e que a empresa se mantenha nesse novo quadro, a gestão de facilities será fundamental.


Por isso conte com a F-11 Segurança e Facilities que possui mais de 25 anos de experiência no ramo de facilities garantindo segurança ao seu patrimônio e a sua equipe.


Contamos com uma equipe especializada e profissionais altamente qualificados e treinados para te auxiliar, entre em contato e solicite um orçamento.


Fontes:

Estrada da Aldeia, 799, Granja Viana, Cotia, SP, CEP 06709-300.

(11) 4148-0805 | (11) 9 7589 2735 | (11) 9 9905-1310

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn