top of page
  • Foto do escritorF-11 Segurança

O que faz uma Escolta Armada?


O que é Escolta Armada?

Se sua empresa possui objetos de valor como: documentos valiosos, livros raros, material tecnológico, obras-de-arte, antiguidades, valores em espécie, cargas de alto valor monetário ou de grande apelo como medicamentos, que precisam ser transportados com segurança, o serviço de Escolta Armada pode lhe atender perfeitamente.

É um serviço que escolta, acompanha e monitora o translado de objetos do lugar de origem até o de destino em máxima segurança, inibindo furtos, roubos ou quaisquer outros de sinistros e ameaças no caminho.

Como é feito o serviço de Escolta Armada?

Uma equipe muito bem treinada e qualificada, de posse de veículos adaptados, fará o acompanhamento dos automóveis que transportam a carga de alto valor, protegendo-a a qualquer custo e garantindo um percurso tranquilo. Todos os veículos que são usados em uma Escolta Armada são equipados com o que há de melhor em tecnologia no mercado, além de contar com rastreadores e equipes disponíveis 24 horas por dia até o cumprimento da entrega.

O que se exige de uma Escolta Armada?

Não é qualquer tipo de profissional que é aceito em uma equipe de Escolta Armada, por se tratar do acompanhamento de mercadorias de alto valor para o cliente é de extrema importância um currículo exemplar e, claro, ter participado dos cursos obrigatórios. Além disso a empresa que fornece o serviço também precisa de regulamentação especial e obviamente um contingente capaz de suprir a segurança da carga.

De um lado há as obrigações que a empresa de Escolta Armada deve cumprir e apresentar aos seus clientes, tais como:

  • Autorização concedida pelos órgãos competentes para atuação na área de vigilância patrimonial ou transporte de valores;

  • Comprovação de posse de pelo menos dois veículos especiais para escolta, sendo ambos de quatro portas, além de sistema de comunicação com a empresa;

  • Ter em contrato pelo menos oito vigilantes com extensão em Escolta Armada e um ano de experiência mínima comprovada nas áreas que a empresa possui autorização.

Já o vigilante de Escolta Armada deve atender os seguintes requisitos para atuação na área:

  • Curso de Formação de Vigilantes;

  • Curso de Extensão em Escolta Armada;

  • Habilitação e porte de armas;

  • Conhecimentos e habilidades para atividade de Escolta Armada tanto em situações que necessitem de medidas preventivas como repressivas;

  • Uso de armas, munição e coletes provenientes da própria empresa.

O órgão que regulamenta, fiscaliza e autoriza as atividades de uma empresa de Escolta Armada é o Departamento da Polícia Federal – DPF conforme diretrizes da Portaria nº 3.233/2012DG/DPF, de 10 de dezembro de 2012.

As principais atividades de uma Escolta Armada?

A Escolta Armada é conhecida como uma das atividades mais importantes dentro da Segurança Privada do Brasil, sendo que um dos seus marcos é a redução dos roubos de cargas nas rodovias brasileiras. Os ramos que mais demandam esse tipo de serviços são os que trabalham com cargas de alto valor tais como:

  • Gêneros Alimentícios;

  • Eletrodomésticos;

  • Eletrônicos;

  • Medicamentos;

  • Valores;

  • Entre outros.

O serviço de Escolta Armada tem se mostrado fundamental no combate contra furtos de mercadorias nas estradas, é impossível hoje falarmos sobre uma cadeia de distribuição sem citarmos esse serviço.

Não deixe sua mercadoria em mãos inexperientes, conte com a F-11 Segurança e Facilities que possui mais de 25 anos de experiência no ramo de segurança e vai garantir que seu produto chegue ao destino em segurança.

Contamos com uma equipe especializada e profissionais altamente qualificados e treinados para te auxiliar, entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Fontes:

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page