top of page
  • Foto do escritorF-11 Segurança

O que condomínios podem nos ensinar sobre Segurança Patrimonial?

Mesmo na pandemia, ainda há uma crescente no casos de furtos e roubos em condomínios. Em uma análise feita nos últimos dois anos só no Estado de São Paulo através de dados colhidos pela SSP – Secretaria da Segurança Pública, houve um aumento de 56% nesse tipo de crime.


Normalmente quando optamos por morar ou empreender em um condomínio seja ele residencial ou empresarial, é porque sentimos que há segurança contra a onda de violência das grandes metrópoles, mas mesmo sendo aparentemente mais seguro não inibe os riscos. Continue lendo esse artigo e ficará chocado com várias argumentações sobre esses casos.


Como acontecem os crimes?


Se o seu condomínio não tem uma empresa de segurança patrimonial especializada, com certeza é um alvo fácil do triângulo do crime que inclusive já explicamos em outro artigo como funciona.


Dentre os casos analisados de crime contra condomínio nos últimos meses, 75% deles se deve a falha humana grave no processo de acesso. E não, a culpa não é somente do porteiro que pode estar obsoleto, despreparado ou sem treinamento ou equipamento adequado. Podemos incluir aqui o morador também, que deixa a porta aberta para estranhos entrarem com a desculpa de que moram no mesmo prédio pelo aspecto dele ser diferenciado.


Inclusive há informações mais chocantes. Sabia que os furtos em condomínios tem maior incidência com menores de idade? Motivo? Impunidade.


Por que menores de idade?


Simples, com o passar do tempo o crime vem evoluindo e os bandidos identificaram que menores de idade não vão presos devidos aos delitos, já que é uma infração que não é considerada grave ou com violência o jovem é levado a delegacia, registra-se a ocorrência e o responsável vai buscá-lo.


Falhas na tecnologia, no controle de acesso e distração ocasionam invasões a condomínios


Segundo uma análise feita nos incidentes registrados que citamos no começo do artigo, os números são mais alarmantes ainda.


  • 25% por falta ou falha de tecnologia (segurança eletrônica)

  • 33% por falta ou falha de protocolo de segurança

  • 28% por falta de treinamento/despreparo humano

  • 14% por desatenção humana


Se tornando os 75% das ocorrências por problemas no controle de acesso, sem protocolo de segurança, sem pessoal preparado na portaria ou mesmo uma tecnologia adequada para se usar. É esse tipo de condomínio que você planeja morar ou trabalhar? É essa segurança que você pensou quando se afastou dos grandes centros?


Conheça o triângulo da Segurança


Sim, se existe o triângulo do crime e existe o da segurança patrimonial. Onde uma parte complementa a outra para trazer a segurança que o condomínio precisa para seus bens e pessoas.


  1. Segurança Física nas Instalações: Quando você contrata uma empresa de segurança patrimonial está ciente que ela cuidará de toda a parte tecnológica, com sistemas adequados, alarmes etc.

  2. Treinamento de Funcionários: Treinamento constante de todos os envolvidos dentro da segurança, quando se executa o mesmo serviço por muito é comum cairmos na rotina e abrirmos brechas no processo, treinamentos constantes inibem isso.

  3. Morador Consciente: Parte fundamental do sistema, onde ele segue os protocolos de segurança criados pela empresa e mantém seu engajamento.


Importância de contratar o serviço de segurança patrimonial


A partir do momento que seu condomínio contrata esse tipo de serviço com uma empresa adequada, ele tem a ciência que a segurança patrimonial estará em dia. Isso retira uma parte da responsabilidade de cima dos ombros do síndico e ao mesmo tempo profissionaliza o processo.


Com uma equipe você terá monitoramento por sistema de câmeras, com pessoal treinado e qualificado. Mudança constante nas rondas e rotina, protocolo de segurança viável e eficiente.


Além disso, a empresa contratada fará uma análise completa do prédio para identificar todos os pontos fracos e fortes e começar dali a planejar o melhor método de execução.


Com um bom monitoramento com a equipe de segurança, é possível prever ações criminosas e antecipar possíveis conflitos ou ações suspeitas. Equipamentos eletrônicos ampliam o poder de vigilância, o transformando em mais confiáveis.


A empresa escolhida deve fazer análise prévia do local, ter diagnóstico para extrair dados de fluxo de demanda, estrutura etc., elaborar o manual de procedimentos e planejar uma implantação customizada.


Mas eis aqui um ponto de atenção, condomínios novos tem a maneira de enxergar a segurança patrimonial como custo e não investimento e acabam optando pelo serviço mais barato o que pode acabar saindo caro mais tarde.


Sem o devido controle, com uma equipe profissional e experiente os problemas no futuro serão maiores e muito mais dispendiosos. Não há limite para investir em segurança, pode ser a vida do seu filho, do seu pai em risco.


Escolha uma empresa de segurança patrimonial com história, conte com a F-11 Segurança e Facilities que possui mais de 25 anos de experiência no ramo de segurança garantindo segurança ao seu patrimônio.


Contamos com uma equipe especializada e profissionais altamente qualificados e treinados para te auxiliar, entre em contato e solicite um orçamento.


Fontes:

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page